Mais7
topo

Escolas de Futsal
Formação de atletas de futsal ou  de indivíduos para a vida

Ao longo dos meus dezesseis anos de experiência como professor de Educação Física, sempre trabalhei em escola de futsal, (COFRACARMO), imaginando formar atletas profissionais, mas  logo consegui ver que na minha escola de futsal quem participava eram crianças, que estavam ali para ter o prazer de praticar o jogo, de brincar, sorrir e de fazer novas amizades.
          Com muitas trocas de experiências com vários profissionais da área e de outras áreas, com muitos cursos e muita leitura cheguei à conclusão que tinha que usar o futsal para ajudar na formação do cidadão e não só visando a competição. Das crianças que trabalharam comigo na iniciação, três ou quatro praticam o futsal em forma de competição até hoje. Os demais, hoje são profissionais de outras áreas como: Dentista, Professor, Juiz de Direto, Farmacêutico, Engenheiro, Advogado, enfim, várias profissões que usam o futsal como qualidade de vida.
          O que quero dizer com isso, e que nós, profissionais da Educação Física não devemos nos preocupar em somente em formar atletas profissionais e sim trabalhar o bem estar, o caráter, as qualidades necessárias para que o nosso aluno seja um cidadão alegre e cheio de vontade de praticar o futsal, seja ele como profissional ou como esporte preferido em suas horas vagas. .
         Quando uma criança deixa de participar das aulas de futsal, logo achamos que ele não gosta de jogar, mas isso é um erro nosso. Devemos fazer uma reflexão da maneira que trabalhamos com essa criança e não transferir a responsabilidade por ter parado de praticar.
         Talvez ela chegue com muita vontade de brincar de futsal, e não de iniciar um treino visando somente resultados. A criança não tem estrutura física e psicológica para aceitar regras rigorosas, devemos fazer das nossas aulas de futsal, uma   recreação com normas e regras prazerosas, que façam com que a criança corra, chute, drible, ganhe, perca,  mas que tenha vontade de voltar no dia seguinte.
         Também tenho conhecimento do outro lado que o sistema (colégio escolas estaduais e privadas, associações) querem resultados, achando que isso vai trazer algum benefícios para seu estabelecimento.  
Acho que o maior beneficio é manter a criança em atividade e não nos resultados alcançados.
         Por isso hoje o meu trabalho é direcionado a formação de um cidadão. E que o futsal esteja sempre presente em sua vida, como profissão, esporte preferido ou como paixão.

 

Ronildo Luiz Morra  (Prof. Te)
CREF. 303 G/PR

 

Contato

COFRACARMO - Praça João XXIII, 169, Centro

GUAIRA/PR

(44) 3642-1930

(44) 9915-5550

ronildomorra@hotmail.com

Cofracarmo Futsal   Todos os direitos reservados   Fotos, textos e imagens são de inteira responsabilidade da empresa contratante